Turismo: novos perfis de viagem em 2026

Viagens em 2026 serão mais conscientes e autênticas, com novos destinos e tendências que transformam o turismo global. Por Gilmara Santos

O ano de 2026 deve consolidar uma nova fase no setor de turismo global, marcada por escolhas mais conscientes, personalizadas e alinhadas a valores individuais. É o que mostra o relatório Travel Trends 2026, divulgado pela plataforma global de viagens Skyscanner e apresentado no Brasil pela primeira vez. O estudo é resultado da análise de bilhões de buscas no site da companhia, além de uma pesquisa realizada com mais de 22 mil pessoas em 17 países – incluindo 1.000 brasileiros.

Entre os destaques do levantamento estão mudanças relevantes no perfil de consumo turístico, a valorização de destinos autênticos e menos explorados, além de um movimento crescente por experiências transformadoras, mesmo em viagens de curto prazo. Questões econômicas, como o custo de vida e o acesso a passagens mais acessíveis, continuam a desempenhar papel central nas decisões de viagem.

“As viagens em 2026 tendem a ser transformadoras e planejadas. Além da fuga, os viajantes buscam encontrar experiências e propósito, refletindo o que realmente importa para cada pessoa, que pode ser descobrir uma nova cultura, cuidar da saúde ou fortalecer vínculos afetivos”, explica Isla Santos, especialista em voos e viagens do Skyscanner.


Destinos alternativos

Os dados revelam uma preferência dos brasileiros por viagens a destinos que fogem do circuito tradicional, mas que oferecem riqueza cultural, natureza e autenticidade. Entre os destinos com maior crescimento nas buscas na plataforma estão:

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  • Barretos (SP): +383% – Polo do turismo rural e da cultura sertaneja, impulsionado por melhorias em infraestrutura e marketing territorial.
  • Copiapó (Chile): +263% – Destino estratégico para visitar o Desierto Florido, fenômeno raro previsto para ocorrer na primavera de 2026.
  • Assunção (Paraguai): +121% – Capital paraguaia se beneficia de novas rotas e crescimento no turismo regional.
  • Montego Bay (Jamaica) e Santa Cruz (Bolívia): +86% cada – Ambos impulsionados por apelo natural, cultura local e aumento no número de visitantes latino-americanos.
  • Oranjestad (Aruba): +72% – Popularidade em alta entre brasileiros, favorecida por voos diretos e estabilidade climática.

Outros destinos em ascensão incluem Hong Kong, Casablanca, Sófia e Tirana, cidades que combinam custo mais acessível, cultura local rica e menor saturação turística.


Passagens mais baratas impulsionam novos fluxos para turismo em 2026

O relatório também identificou os destinos com maior redução no preço das passagens aéreas saindo de São Paulo, reflexo de fatores como a retomada de voos diretos, maior concorrência entre companhias e ampliação de rotas operadas por empresas low cost:

  • Assunção (–60%)
  • Caxias do Sul (–28%)
  • Santa Cruz (–27%)
  • Punta Cana (–26%)
  • Fernando de Noronha (–22%)
  • Porto (–19%)
  • Orlando (–14%)
  • Ushuaia (–13%)

Tendências globais

O estudo mapeou sete grandes movimentos de comportamento que devem moldar o setor nos próximos anos, com impactos não apenas no planejamento de viagens, mas também nos segmentos de hospitalidade, consumo e transporte:

  1. Glowmads – O autocuidado e o bem-estar se integram à experiência de viagem. Um terço dos brasileiros pretende adquirir produtos de beleza locais como parte do turismo experiencial.
  2. Shelf Discovery – Supermercados e mercados populares se consolidam como atrações culturais. 39% dos brasileiros desejam explorá-los para entender hábitos de consumo e gastronomia local.
  3. Bookbound – A literatura influencia o turismo: 76% dos brasileiros consideram viajar motivados por livros ou autores.
  4. Destination Check-in – A hospedagem passa a ser o centro da viagem. Mais de 60% já escolheram o destino com base no hotel ou pousada.
  5. Catching Flights and Feelings – Viagens com foco em conhecer novas pessoas ganham força, sobretudo entre jovens da Geração Z e Millennials.
  6. Altitude Shift – Regiões montanhosas crescem como refúgio de bem-estar, silêncio e reconexão com a natureza. 87% dos brasileiros planejam esse tipo de viagem para o verão ou outono de 2026.
  7. Family Miles – O turismo multigeracional cresce, impulsionado tanto por laços familiares quanto pela divisão de custos em tempos de orçamento mais restrito.

FONTE: Monitor Mercantil-RJ – Por Gilmara Santos, especial para o Monitor Mercantil