Pular para o conteúdo

ALERTA: Mais de 71 mil casos novos de Câncer de Próstata por ano são diagnosticados no Brasil

Podemos em um exame de sangue, PSA, ver a possibilidade de se antever a propagação da doença

O conceito da prevenção masculina no Brasil, se iniciou nos anos 2000. Trazido da Australia, foi se sedimentando e atos reais aconteceram em 2009. O Novembro Azul. A partir daí, foi se falando a importância para o homem de se ver com mais cuidado. Pois a “sombra” do Cancer de Próstata, foi se desenhando na mente dos homens brasileiros.

Os meios diagnósticos e estatísticos se modernizaram. Podemos em um exame de sangue, PSA, ver a possibilidade de se antever a propagação da doença. Junto com o toque retal, essa possibilidade chega a 90% dos casos. A luz de novos tratamentos, se aumentou a sobrevida dos pacientes e muitas vezes a cura.

 Quando se faz o diagnóstico em um tumor ainda não evoluído para outros órgãos e com uma possibilidade curativa, é realizado a cirurgia de prostatectomia radical. A evolução desta cirurgia foi muito grande para urologia no início deste século. De cirurgia conservadora (laparotomia), para a atual cirurgia robótica. Aonde um cirurgião treinado pode realizar a cirurgia com as mínimas minucias de tato, com pouquíssimo trauma para o paciente e breve alta. Mas ainda temos cerca de 71.000 casos novos de Cancer de Próstata por ano diagnosticado no Brasil. Uns dezoito mil desses pacientes iram falecer.

Se você tem mais de 50 anos ou se é negro, com mais de 45, faça a sua parte. Previna-se.

TEXTO -Dr. LUIS CARLOS SOUZA – UROLOGISTA – (CRM 469330 RJ) – Mais de 25 anos dedicados à saúde e ao bem-estar masculino.  Urologista especializado em saúde urinária e hormonal masculina. Tratamentos da próstata, cálculos e infecções urinárias. Com mais de 5.000 estudos urodinâmicos. Formado em Medicina pela FESO (1986), com residência em Cirurgia Geral na Santa Casa do Rio de Janeiro e especialização em Urologia no Hospital do Andaraí, sob supervisão do Dr. Henrique Sauer Rupp. Participa constantemente de congressos e simpósios internacionais, se mantendo sempre atualizado nas principais áreas da urologia. Como disfunções miccionais, terapia de reposição hormonal e câncer de próstata.