Joalheria AIO é a primeira do setor de joias na cidade a formatar modelo de negócio para franchising; nova unidade no Shopping Park Lagos serve de vitrine para o projeto
Da Redação com agências
Após 13 anos de atuação consolidada com unidades nas regiões dos Lagos, Norte Fluminense, Serrana e Metropolitana, a joalheria Arte In Ouro deu um passo decisivo, esta semana, em sua estratégia de mercado. Com a inauguração de seu novo espaço em Cabo Frio, no Shopping Park Lagos (ao lado do Boticário), na noite desta quarta-feira (11), a marca apresentou o modelo que servirá de padrão para sua entrada no sistema nacional de franquias. Este movimento torna a empresa a primeira joalheria nascida em Cabo Frio a exportar seu método de gestão e design autoral através do franchising.

A trajetória da rede é pautada pela superação. O que começou em 2012, em espaço de apenas 20 metros quadrados, transformou-se em uma operação que hoje possui oito lojas e sustenta cerca de 100 postos de trabalho diretos e indiretos. O diretor de marketing da marca, Davi Cezarete, destaca que a solidez atual é fruto de um começo marcado por desafios severos.
— A Arte In Ouro nasceu de um sonho empreendedor, com recursos limitados e muita vontade de vencer. Logo no primeiro ano, a loja foi vítima de um assalto que gerou um prejuízo de quase 70% do investimento inicial. Foi um momento crítico, mas que forçou os gestores a buscarem endereços mais seguros e estratégicos, como o calçadão da Rua Érico Coelho (Centro de Cabo Frio) e, posteriormente, os shoppings. Essas dificuldades não nos pararam: elas serviram de combustível para profissionalizarmos cada processo e chegarmos hoje com este modelo de loja conceito – explica Davi, lembrando que ainda este ano a marca vai inaugurar mais uma loja, a de número nove.
O novo projeto arquitetônico no Shopping Park Lagos, assinado pelas arquitetas Paula e Melissa (Areia Arquitetura), foi planejado para ser a “loja modelo” de franquia do grupo. Todo o espaço foi pensado para otimização do atendimento e melhor apresentação de produtos, permitindo que o formato seja replicado em centros comerciais de todo o Brasil a partir da 11ª unidade da rede.




Um dos diferenciais que impulsionam esse crescimento é o foco na economia circular. Em vez do modelo de extração tradicional (que depende da mineração e da retirada de novos recursos da natureza), a Arte In Ouro aposta no ouro de reuso. Na prática, a marca compra peças antigas (danificadas ou sem uso), recupera o metal e o transforma em novas jóias personalizadas, de modelos exclusivos e com design autoral.
— A Arte In Ouro é, acima de tudo, uma empresa familiar. Nossa gestão preserva os valores de quem veio de uma origem humilde na comunidade do Jacaré (Cabo Frio). Foi através do estudo, e de muito trabalho, que os gestores construíram essa trajetória inovadora e de sucesso. Toda essa evolução culmina agora neste novo conceito de loja, que reflete o amadurecimento da marca. A modernização da unidade no Shopping Park Lagos é o embrião da nossa expansão nacional, porque queremos levar esse DNA de persistência para outros estados, mantendo o pilar da sustentabilidade com o ouro de reuso, que já é nossa marca registrada — conclui o diretor.
FONTE: Zotich Press – Fotos divulgação










