Pular para o conteúdo

Serasa: 65% dos brasileiros têm mais de um cartão de crédito

Segundo a pesquisa, a maior parte dos respondentes (44%) afirmam ter entre dois e três cartões de crédito.

Mesmo com o avanço de novas formas de pagamento, o cartão de crédito segue sendo escolha recorrente entre os brasileiros e aparece atrás apenas do Pix, entre os meios de pagamento usados com mais frequência no país. O levantamento faz parte de uma pesquisa da Serasa em parceria com o instituto Opinion Box e aponta que 65% dos consumidores têm mais de um cartão de crédito na carteira.

Cartão de crédito na carteira (foto LaTunya Howard – CC – Reprodução – ABr)

Segundo a pesquisa, a maior parte dos respondentes (44%) afirmam ter entre dois e três cartões de crédito. Além disso, 39,6% utilizam múltiplos cartões para somar limites e ter mais flexibilidade nas compras do dia a dia – por sua vez, 34,1% apontam os diferentes benefícios como motivo para acumular mais de um cartão.

O levantamento, porém, vem acompanhado de um alerta: 43% dos entrevistados já se endividaram por ter mais de um cartão, mostrando que o uso do crédito ainda requer atenção e planejamento financeiro.

“O cartão de crédito é uma ferramenta importante de acesso ao consumo e organização financeira, desde que usado com responsabilidade. A diversidade de meios de pagamento amplia as possibilidades do consumidor, mas reforça a necessidade de entender seu próprio perfil e planejar os gastos”, destaca Camila Martins, especialista do Serasa Crédito.

cnseg

Espaço Publicitário

Na hora de escolher como pagar, o principal fator citado é a praticidade (53,1%), seguido pelas condições de parcelamento (37,8%), descontos oferecidos (30,8%) e segurança percebida (30,5%).

“Mesmo com o avanço das soluções digitais, a decisão de compra ainda é guiada pela conveniência e pelo controle”, afirma Camila. “O brasileiro valoriza meios que facilitem o dia a dia e ofereçam vantagens concretas, como descontos e parcelamento, especialmente em um cenário de orçamento apertado”, finaliza.

Um em cada cinco desiste da compra se o cartão de crédito for recusado

Já segundo estudo da consultoria internacional Edgar, Dunn & Company (EDC), 19% dos viajantes brasileiros abandonam a compra online de viagens imediatamente se o seu cartão for recusado – na média global, o índice de abandono é de 5%.

Se não encontrar seu método de pagamento preferido, 65% dos brasileiros também têm alta propensão a abandonar as compras, refletindo as altas expectativas moldadas pela experiência de pagamento instantâneo e integrada do Pix.

Ainda segundo o estudo, 20% dos brasileiros enfrentam recusas de cartão, enquanto no Reino Unido, a taxa de recusa representa 13%. Na média global, 17% dos viajantes já tiveram o cartão recusado ao comprar passagens – o que representa até US$ 117 bilhões de transações em risco.

Entre os cinco mercados pesquisados, os brasileiros são os mais propensos a abandonar o carrinho ao enfrentar uma recusa de pagamento: 19% não compram e 2% recorrem à concorrência. Esse comportamento, avalia o estudo, é amplamente influenciado pela ampla adoção do Pix, uma vez que o sistema elevou as expectativas do consumidor ao oferecer uma experiência sem atritos, sem etapas de autenticação e com confirmação instantânea.

No caso de ter o seu cartão recusado durante uma reserva de viagem online, a maioria dos brasileiros (79%) tenta continuar a transação com o mesmo método de pagamento em um momento diferente, 14% comprariam de outro site e 2% não comprariam. Na média dos países participantes da pesquisa da Nuvei, 82% dos viajantes tentariam novamente com outra opção de pagamento, enquanto 13% comprariam em outro site e 5% não concluiriam a compra

Cada recusa, método ausente ou ponto de atrito desnecessário é um convite aberto para um concorrente conquistar aquela reserva. Nos EUA e no Reino Unido, os clientes são mais tolerantes: apenas 23% e 24%, respectivamente, disseram ser muito provável ou provável a decisão de abandonar a compra na ausência de seu método favorito de pagamento.

FONTE: Monitor Mercantil